segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os Discursos de Jesus, Lopetegui e Marco Silva

Marco Silva, Jorge Jesus e Lopetegui tem estilos diferentes e por isso os treinadores dos tres grandes tem tambem formas de lidar com a comunicação social completamente diferentes, vamos lá analisar a forma de passar a mensagem para o exterior de cada um deles...



Jorge Jesus:
Mantém uma postura sempre muito altiva de mestre do futebol a quem já nada mais pode ser ensinado, em cada conferencia de imprensa ou flash interview faz questão de elogiar as suas próprias capacidades e deixar bem claro que ve sempre mais a frente do que os outros... Não deixa nunca passar a oportunidade de reclamar para si os louros do sucesso da sua equipa, seja por uma contratação indicada por ele, seja uma substituição que deu resultado ou uma estratégia que por ele tenha sido delineada... Os árbitros também não escapam ao "controlo" deste treinador que não raras vezes vemos revelar o porque de uma decisão do árbitro ou o que ele estava a pensar. Um treinador que domina ou pensa que domina todos os campos do futebol e para quem a bola é redonda mas não o pode surpreender nunca. De salientar a sua não preocupação com a imagem ou discurso utilizando muitas vezes as palavras erradas ou proferindo-as de forma errada. Os seus "pontapés na gramática" são já uma imagem de marca e motivo de chacota dos rivais.




Marco Silva:
O treinador do Sporting preocupa-se muito com a imagem, sempre impecavelmente vestido e com um discurso fluente e cuidado tenta passar a imagem de um treinador moderno. Há quem o compare a José Mourinho nalguns momentos, mas ainda lhe faltam títulos e claro, teria que abandonar por vezes o seu estilo cordeal e de pacificador para se aproximar ainda mais do "Happy One". É um treinador que defende sempre o seu grupo e que gosta de abordar os jogos com ambição, num discurso que empolga adeptos e jogadores. Todos estão do lado dele e o facto de ser um treinador tão apreciado pela critica atualmente tem muito a ver com a sua postura e discurso, para alem claro do sucesso desportivo. Um bom treinador com um bom discurso portanto.



Lopetegui:
Mais um romantico do futebol, adora a posse de bola, adora o jogo esteticamente bonito e bem jogado. Defende que as coisas se resolvem em campo e não fora dele, adoptando por isso um discurso a fazer lembrar o do seu compatriota Guardiola. Talvez por isso tantas vezes tenha que tomar a imprensa como inimiga para se exaltar um pouco e se aproximar mais daquilo que tem sido mais habitual no FCPorto de Pinto da Costa. 
Com Lopetegui nunca são de esperar grandes surpresas ou mudanças de discurso. Cada jogo é difícil independentemente do adversário que recebera sempre muitos elogios, e a sua equipa tem que jogar bonito e ganhar jogo a jogo. Assim, simples! Em termos de imagem lopetegui alterna entre o preocupado e o despreocupado.

Sem comentários:

Enviar um comentário