quarta-feira, 4 de março de 2015

Luisão



Mais do que do alto dos seus 1,93 metros, Luisão impõe respeito do alto dos seus 34 anos. Experiente, um líder, uma voz de comando, um transportador da mística benfiquista. Luisão é um central que nunca teve velocidade, nunca teve "golpe de rins", mas ainda assim foi várias vezes internacional pela seleção do Brasil. Com 11 épocas de Benfica, Luisão  é a referencia do balneário benfiquista... sinal dos tempos, um brasileiro ser essa referencia! A equipa tem outras referencias dirão (Maxi Pereira, por exemplo) mas nenhuma com o estatuto deste central duro e experiente.
A boa época que Luisão está a fazer esta época tem para mim algumas razões claras: primeiro a a adaptação ao estilo ofensivo de Jesus, noutras épocas a equipa desequilibrava-se muito defensivamente naquele 4-2-4 quase suicida de Jorge Jesus, Luisão esteve sempre lá aprendeu a lidar com esses desequilíbrios.
Outra razão será a maturidade enquanto jogador, não cai nas armadilhas emocionais dos adversários e por isso consegue manter-se mais regular.
Diria que estas duas são as principais para além claro de ser um bom jogador, bom comunicador dentro de campo, e não menos importante, por jogar num clube da grande e não ser por isso tão castigado por árbitros ou imprensa.
Luisão não poderá jogar muitos mais anos mas é neste ponto da carreira que mais assemelha a uma parede por onde a ofensiva adversaria esbarra e tem dificuldades em passar, forma com Jardel (um pequeno muro aprendiz) uma parede sólida e que até aqui tem salvado o benfica de males maiores nos seus tais grandes desequilibrios taticos principalmente nas transições ataque-defesa.





Sem comentários:

Enviar um comentário