segunda-feira, 9 de março de 2015
Rui Vitória no Benfica
O treinador do benfica Jorge Jesus já deu a entender várias vezes que pretende deixar o clube da Luz e prosseguir a sua carreira noutras paragens, que de preferencia lhe deem mais visibilidade.
Com a iminente saída do treinador do Benfica (ao que tudo indica quer fique em primeiro ou segundo lugar no campeonato esta época) vários nomes começam já a ser apontados como possíveis sucessores de Jorge Jesus e um nome que precisamente parece ser o mais comentado é o do treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória. O UMustKnow analisa aquilo que o competente treinador vimaranense poderia trazer ao Benfica atual:
Rui Vitória é um treinador habituado a lidar com jovens, pois chegou ao Vitória de Guimarães quando este atravessava uma grave crise financeira e uma vez sem recursos decidiu, juntamente com a direção do clube, apostar em jovens jogadores portugueses e principalmente da formação ou de campeonatos inferiores. Uma aposta com os surpreendentes resultados que se conhecem, o Vitória apresenta-se como uma equipa que luta sempre pela Europa, muito competitiva e com boa solidez e qualidade de jogo proporcionada por planteis jovens, ambiciosos e com qualidade. Este é um argumento de peso a seu favor para ingressar no Benfica, uma vez que também o Benfica já não tem o poderio financeiro de outros tempos e o seu presidente já demonstrou várias vezes vontade em apostar mais na formação, em detrimento do batalhão de jogadores estrangeiros e nalguns casos caros com que Jorge Jesus gosta de trabalhar.
Outro argumento a favor de Rui Vitoria é o de que este Benfica de Jorge Jesus é muito desequilibrado defensivamente e a meio campo, o que não lhe permite manter a toada da maior parte dos jogos de campeonato com clubes de maior nomeada. Pois bem, a imagem de Rui vitoria é precisamente a de um treinador muito mais equilibrado taticamente, menos ofensivo é verdade, mas que privilegia a solidez e o jogo de meiocampo oq ue pode catapultar o benfica para mais êxitos com grandes equipas.
Outro aspecto criticado em Jorge Jesus são as quebras em momentos cruciais, em momentos de pressão. Rui vitoria poderá colmatar esta falha sendo um treinador mais prudente e menos dado a polemicas e pressões que possam distrair a equipa nesses momentos.
O facto de ser um treinador jovem com muito futuro, o facto de ser um treinador que privilegia o contra-ataque rápido, embora com menos homens na frente, e que permitirá não romper totalmente com o passado, uma mudança de discurso na sala de imprensa e no balneario, ou até uma maior empatia com os adeptos do Benfica (Rui Vitoria da-se muito bem com a exigente massa associativa do Vitoria) e ter já provas dadas em dois clube da primeira liga (Academica de Coimbra) são fatores que podem pesar na decisão de contratar um treinador que no Benfica ou noutro clube tem tudo para continuar a construir boas e competitivas equipas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário